top of page

O novo Borussia Dortmund de Thomas Tuchel

Tuchel iniciou sua carreira nas categorias de base do clube local, o TSV Krumbach. Em seguida, ainda passaria mais quatro temporadas nas categorias de base do FC Augsburg. Sua oportunidade de estrear profissionalmente aconteceu quando se transferiu para o Stuttgarter Kickers. Em sua primeira temporada, disputaria apenas oito partidas e, na segunda, seria "rebaixado" para a equipe reserva. Após isso, deixaria o clube se transferindo para o Ulm 1846, que disputava divisões mais inferiores do futebol alemão. Em quatro temporadas, disputou 69 partidas, marcando três tentos, tendo se aposentado após uma grave lesão, quando tinha apenas 25 anos.



Duas temporadas depois, iniciaria sua carreira como treinador. Primeiramente, fora treinador da equipe sub-15 do VfB Stuttgart durante quatro temporadas. Ainda passaria mais uma como assistente na equipe sub-19 (conquistando seu primeiro título nacional), quando aceitou uma proposta para se tornar o novo coordenador das categorias de base do Augsburg. Na função, permaneceria durante alguns meses, tendo o clube terminado como campeão nacional do campeonato sub-17, e tendo ainda assumido o comando da equipe sub-19 durante alguns partidas. Após uma temporada fora do clube, retornou para treinar dessa vez as categorias de base sub-23 do clube durante uma temporada

Rumaria em seguida para o Mainz 05, onde assumiu durante uma temporada a equipe sub-19 do clube, tendo conquistado o título nacional.Após ela, foi convidado para se tornar o treinador da equipe principal, tendo aceitado, firmando um contrato de duas temporadas.[Em sua primeira temporada no comando da equipe principal, terminaria na nona posição na tabela. Na temporada seguinte, impressionaria todos quando no início da Bundesliga, venceu todas suas seis primeiras partidas, batendo inclusive o atual campeão Bayern München


Ao fim da temporada 2013-14, em maio, deixou o clube apesar de ainda restar mais uma temporada de contrato. Em 19 de abril de 2015, o Borussia Dortmund anunciou que Tuchel será o treinador do clube a partir de julho. Seu contrato é por três temporadas. (Texto: Wikipédia)


“Nós jogamos com disciplina e criatividade. Nós jogamos alto no campo e por causa das nossas interceptações conseguimos parar os contra-ataques do Gladbach antes que eles avançassem...”

Thomas Tuchel


Com relação a filosofia de jogo de Tuchel, percebe-se um estilo muito agressivo e ordenado ao mesmo tempo, com princípios de jogo bastante interessantes e bem definidos, que se podem ver no primeiro jogo da Bundesliga, onde o Borussia Dortmund venceu por 4-0, tendo controle quase que total do jogo, apresentando uma proposta de posse de bola orientada, sempre com coberturas ofensivas e jogo apoiado com amplitude e profundidade, e quebras de ritmo com passes verticais. Defensivamente uma equipe com boa ocupação de espaços e encurtamento de campo.

Vale a pena acompanhar essa equipe ao longo da competição. O confronto contra o Bayern imagino que será um grande jogo!


bottom of page